Donato de Naviraí volta para casa 2017

Após liderar diferentes sumários e comercializar 350 mil doses de sêmen, reprodutor retorna à Fazenda Castelo 

Donato de Naviraí se aposentou neste mês de setembro. De propriedade da Agro Maripá, e fruto da parceria entre Marcelo Baptista de Oliveira e Cláudio Sabino Carvalho, o reprodutor deixou a Alta Genetics com destino à Fazenda Castelo, em Jaguariúna, SP, onde continuará disponibilizando sêmen para mercado. A Agro Maripá ainda possui  cerca de 20 mil doses de Donato a serem comercializadas, o que pode levar o touro a novos recordes de comercialização.

Donato produziu e vendeu mais de 350 mil doses de sêmen, entre convencionais e sexadas, pela Alta Genetics, empresa pela qual esteve contratado nos últimos anos.

Touro de expressão racial, foi largamente utilizado em rebanhos puros para produção de touros e também para disputar campeonatos da raça. Conquistou popularidade no mercado do Nelore pela capacidade de transmitir ganho de peso e equilíbrio em volume de carcaça para seus filhos, atributos que o levaram a liderança de cinco sumários de touros, incluindo ANCP, PMGZ, Geneplus e Nelore Qualitas. 

Donato gerou 4.500 mil filhos avaliados pela ANCP, programa no qual tem avaliação genética de Top 10%; além de 15.000 filhos avaliados em 900 rebanhos associados ao PMGZ, onde é Top 5%.

“Ficamos felizes com o retorno de Donato, que contribuiu de forma significativa para a pecuária nacional”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário de touro, destacando também suas contribuições intra-rebanho. No 2º Leilão TOP Produção Agro Maripá, realizado recentemente na ExpoGenética, em Uberaba, MG, um neto de Donato alcançou o preço máximo de R$ 45.000 da Fazenda Sant’Anna, de Jovelino Carvalho Mineiro. O valor esteve entre os maiores registrados na exposição mineira.

Fonte: GoAGRO Comunicação